Voltar ao início do site !Chamar por telefone !Enviar um e-mail !
Acessar o FaceBook da Méritos !

O cuidado no envelhecimento
humano: Múltiplos olhares (Coleção Gerontologia, Educação e Sociedade, n. 6)

Págs.: 280
Edição: 1ª
Formato: 15x21 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2017
ISBN: 9788582000547

Organizadores: Ana Maria Bellani Migott, Nadir Antonio Pichler, Luiz Antonio Bettinelli, Silvana Alba Scortegagna


Livro gratuito:

Clique para ler!

 

 

Introdução: múltiplos olhares

Os organizadores

O compromisso dos professores do curso de Mestrado da Universidade de Passo Fundo – mais especificamente da disciplina Cuidado na Multidimensionalidade do Envelhecimento Humano, dentro do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) –, é de proporcionar uma formação científica ao corpo discente, ultrapassando fronteiras e amarras curriculares. Estes docentes colocam-se, assim, num patamar de contribuição para a construção de novos padrões e olhares ao ensino e à produção de conhecimento. A ideia é que os alunos incorporem, entendam e assumam-se como sujeitos e coatores de sua formação, inserindo-se no processo investigatório, na escrita e na divulgação desse conhecimento. Orientá-los é, portanto, ensinar a produzir conteúdo intelectual, e isso desafia suas capacidades e os instiga a se (re)descobrirem na realidade atual e passada, no mundo das tecnologias e das humanidades. É nesse exercício e nessa busca constante por orientação que os mestrandos vivenciam o prazeroso e corrido processo da descoberta de novos horizontes da produção do conhecimento, além de, é claro, fortalecerem-se cada vez mais para o futuro exercício profissional.

Nesse sentindo, esse livro, intitulado O cuidado no envelhecimento humano: múltiplos olhares, oferece significativa parcela de contribuição, sendo mais do que uma formalização documental, pois representa o esforço de professores, alunos e convidados em materializar o saber científico, com crenças e valores de que é pela via da educação e do conhecimento compartilhado que a sociedade prospera com mais humanidade.

Da riqueza dos trabalhos, percebe-se que há infinitas possibilidades de cuidado para o processo do envelhecimento humano. Há espaços para os múltiplos olhares, para as fragilidades, para as questões de gênero, para o sono e o descanso, para as atividades físicas, para as morbidades, para as terapias alternativas, para o autocuidado, para o cuidador, para a saúde oral, para a educação, para os sentimentos e medos, para a nutrição e para as tecnologias.

Este livro corrobora nossa percepção do quão importante é a interdisciplinaridade que permeia o programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF. Cabe ressaltar que, mediante os vários olhares e referenciais teóricos trazidos por cada autor, aponta-se para diversas possibilidades que se fazem necessárias no cuidado aos que envelhecem. Isso contribui para o desenvolvimento de ainda outros olhares, sentimentos e possibilidades, como a importância do envelhecer saudavelmente e a essencialidade de se conhecer essa etapa do ciclo vital do ser humano.

Assim, com esta publicação – que se soma e complementa as já existentes, e que certamente servirá para subsidiar as que se seguirem, num caminho futuro –, cremos ser possível vislumbrar o surgimento de novos fazeres em gerontologia. Certamente, ao ser implementada e socializada, esta obra será de grande valia na formação dos mestrandos, possibilitando-lhes maior autonomia profissional.

A nossa proposta também desafia a novos olhares e formas de cuidado noutros espaços, para além dos da saúde, como os da família, das academias, do lazer, do turismo, da gastronomia, ou seja, da vida cotidiana. Essas múltiplas vozes, em forma de múltiplas escritas, abrangem o momento contemporâneo do ser e estar envelhecendo no mundo.

Está lançado o desafio e o convite para o leitor percorrer as páginas deste livro através do carinho da leitura, lembrando que não tivemos a pretensão de esgotar o tema, mas sim dar continuidade a debates anteriores em torno do cuidado e do envelhecimento humano e quiçá da vida.

Assim sendo, este livro está estruturado em vinte capítulos. No Capítulo 1, intitulado Fragilidades no idoso diabético: um olhar fisioterápico, discute-se que, na perspectiva de vida atual, pela inversão da pirâmide etária, é de suma importância a compreensão do processo de envelhecimento, principalmente pelos profissionais de saúde, com o intuito de prevenir e amenizar as morbidades decorrentes dessa faixa etária.

O Capítulo 2, A mulher cuidadora e as dificuldades de cuidar do familiar idoso, lembra que, apesar de todas as mudanças sociais e dos modelos familiares, além dos novos papéis assumidos pela mulher, ainda se espera que ela assuma as funções do cuidado em geral.

Na sequência, o Capítulo 3, O sono e o envelhecer, remete-nos à neurobiologia do sono, relacionada ao envelhecimento cerebral e às suas repercussões.

O Capítulo 4, O método Pilates como promotor de cuidado, saúde e felicidade em adultos maiores, fala sobre este método que conduz a um caminho eficaz na promoção do cuidado, da saúde e da felicidade em idosos, para que sejam protagonistas de sua história de vida.

No Capítulo 5, A vertigem posicional paroxística benigna no idoso, o assunto abordado é a vertigem como sintoma comum e preocupante na população idosa, sendo um fator preditivo de quedas que leva à diminuição da capacidade funcional.

Como uma das formas de cuidado, o Capítulo 6, intitulado Terapias alternativas no cuidado e na reabilitação de pacientes, enfatiza que os profissionais da área da saúde podem incluir na sua prática convencional as terapias alternativas, melhorando a harmonia do indivíduo e seu equilíbrio entre corpo e mente, reduzindo os níveis de estresse e, consequentemente, diminuindo os problemas de saúde.

No Capítulo 7, O idoso como agente ativo no cuidado à saúde, aborda-se o autocuidado em diferentes contextos de saúde e também o papel do profissional de saúde neste processo.
Cuidados na saúde bucal: a contribuição da fisioterapia no envelhecer saudável é o título do Capítulo 8, que demonstra, através da higiene oral adequada, do acesso à informação e aos serviços odontológicos, como chegar a uma saúde bucal satisfatória, evitando as doenças orais que podem levar a perdas dentárias.

A contribuição que traz o Capítulo 9 é acerca dos, como o próprio título diz, Cuidados domiciliares de pacientes pós-acidente vascular encefálico: profissionais de saúde versus família. Portanto, os cuidadores são alvo deste estudo, assim como as maneiras que os profissionais da área da saúde podem auxiliar para amenizar os efeitos do enfrentamento da doença.

Já no Capítulo 10, o assunto, tal como diz o título, é a Promoção da saúde como ferramenta para o cuidado: uma experiência e suas possibilidades. Invoca-se a importância de refletir sobre o cuidado e a promoção da saúde para torná-los ferramentas de trabalho e reflexão entre as equipes multiprofissionais e coletividades que trabalham nesta área.

O Capítulo 11, intitulado O cuidado com as emoções pós-infarto agudo do miocárdio, remete-nos ao cenário onde as pessoas vivem mais, também em que houve um crescimento do diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis e, enfim, onde afloram muitas emoções, foco desta pesquisa.

Doença renal crônica: interface com a nutrição é o título do Capítulo 12, onde se reafirma que o processo de envelhecimento não está necessariamente associado a doenças incapacitantes, porém é muito comum ser acompanhado por doenças crônicas.

No capítulo Capítulo 13, O papel da nutrição no desempenho cognitivo da pessoa idosa, descreve-se a relação que alguns nutrientes têm na função cognitiva do idoso e que os fatores dietéticos possuem um importante papel na diminuição do risco de neurodegeneração cerebral.

Tecnologias interativas e benefícios na saúde da pessoa idosa é o título do Capítulo 14, que alude aos benefícios dos jogos interativos com games na saúde da pessoa idosa, seja como tratamento fisioterapêutico, seja como atividade física.

No Capítulo 15, encontramos a temática já no título: Desnutrição em pacientes oncológicos: importância do protocolo de avaliação. Traz uma abordagem sobre a importância da avaliação e do tratamento da desnutrição no paciente com câncer.

No Capítulo 16, O cuidado, a ética e a responsabilidade: um debate sobre o direito dos animais, descreve-se o cuidado exercido em relação aos humanos e também o extensível aos não humanos.
No Capítulo 17, intitulado Envelhecer é natural: cuidar do envelhecimento é cultural, discute-se o processo do envelhecer, estabelecendo-se uma relação entre natureza e cultura.

No Capítulo 18, Melatonina: uma substância terapêutica, os autores analisam o uso da melatonina como substancia terapêutica para a regulação do sono e como reparador em diferentes situações patológicas.

No Capítulo 19, Gestão de tecnologias em saúde e avaliação da qualidade de vida no envelhecimento, aborda-se como a função da gestão em saúde contribui para que mais pessoas consigam, em idades avançadas, o melhor estado de saúde possível.
A todos, uma boa leitura!

 

Sumário


Introdução: múltiplos olhares
(Ana Maria Bellani Migott, Nadir Antonio Pichler, Luiz Antonio Bettinelli, Silvana Alba Scortegagna) / 11
Capítulo 1 – Fragilidades no idoso diabético: um olhar fisioterapêutico
(Suzane Stella Bavaresco, Luma Zanatta de Oliveira, Camila Pereira Leguisamo) / 17
Capítulo 2 – A mulher cuidadora e as dificuldades de cuidar do familiar idoso
(Vívian Balem Conrado, Ana Maria Bellani Migott, Marilene Rodrigues Portella) / 27
Capítulo 3 – O sono e o envelhecer
(Ana Carolina Squeff de Mattos, Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Cassiano Mateus Forcelini) / 37
Capítulo 4 – O método Pilates como promotor de cuidado, saúde e felicidade em adultos maiores
(Talia Castilhos de Oliveira, Nadir Antonio Pichler, Helenice de Moura Scortegagna, Edimarcio Testa) / 51
Capítulo 5 – A vertigem posicional paroxística benigna no idoso
(Bibiana Fortes, Marina Viana Borgmann, Silvana Alba Scortegagna) / 65
Capítulo 6 – Terapias alternativas no cuidado e na reabilitação de pacientes
(Yolanda Petterson Seben, Vanessa Dick, Ana Carolina Bertoletti De Marchi) / 79
Capítulo 7 – O idoso como agente ativo no cuidado à saúde
(Emanuelly Casal Bortoluzzi, Gustavo Cavalcanti, Marlene Doring) / 89
Capítulo 8 – Cuidados na saúde bucal: a contribuição da fisioterapia no envelhecer saudável
(Claudia Maria Czernaik, Eliane Lucia Colussi) / 103
Capítulo 9 – Cuidados domiciliares de pacientes pós-acidente vascular encefálico: profissionais de saúde versus família
(Analice Calegari Lusa, Fernanda dos Santos Martins, Lia Mara Wibelinger) / 111
Capítulo 10 – Promoção da saúde como ferramenta para o cuidado: uma experiência
e suas possibilidades
(Samuel Salvi Romero, Helenice de Moura Scortegagna) / 123
Capítulo 11 – O cuidado com as emoções pós-infarto agudo do miocárdio
(Cristina Pilla Della Méa, Luiz Antonio Bettinelli, Adriano Pasqualotti) / 135
Capítulo 12 – Doença renal crônica: interface com a nutrição
(Vanessa Maria Bertoni, Luiz Antonio Bettinelli, Adriano Pasqualotti) / 153
Capítulo 13 – O papel da nutrição no desempenho cognitivo da pessoa idosa
(Jéssica Cristina de Cezaro, Yolanda Petterson Seben, Luciana Marcon Barbosa) / 167
Capítulo 14 – Tecnologias interativas e benefícios na saúde da pessoa idosa
(Jéssica Cristina de Cezaro, Ariélen Ferigollo, Daiane Fernanda Cocco) / 181
Capítulo 15 – Desnutrição em pacientes oncológicos: importância do protocolo de avaliação
(Jéssica Cristina de Cezaro, Luciana Marcon Barbosa, Marilene Rodrigues Portella) / 197
Capítulo 16 – O cuidado, a ética e a responsabilidade: um debate sobre o direito dos animais
(Marlon André Kamphorst, Neuro José Zambam) / 207
Capítulo 17 – Envelhecer é natural: cuidar do envelhecimento é cultural
(Astor Antônio Diehl) / 223
Capítulo 18 – Melatonina: uma substância terapêutica
(Mariana da Silva Formigheri, Telma Elita Bertolin) / 241
Capítulo 19 – Gestão de tecnologias em saúde e avaliação da qualidade de vida no envelhecimento
(Flávia Fernanda Cunha Casamali, Eidimara Ferreira, Silvana Alba Scortegagna) / 255
Sobre os autores / 271

 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


(55) 54-3313-7317
E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A