Voltar ao início do site !Chamar por telefone !Enviar um e-mail !Acessar o FaceBook da Méritos !Acessar o Blog da Méritos !Acessar o Twitter da Méritos !

Enfermagem e o cuidado aos pais e familiares em UTI pediátrica

Autora: Graziéli Farinha Nunes
Págs.: 63
Edição: 1ª
Formato: 14x21 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2005
ISBN: 8589769119

Livro gratuito:

Clique para ler!

 
   

Texto de orelha

A partir de muita observação e entrevistas, Graziéli Farinha Nunes, coletou informações sobre o cuidado oferecido dia-a-dia aos pais e familiares de crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP).

Este livro nasceu da pesquisa para conclusão de curso que a autora apresentou na sua graduação em Enfermagem e completou-se com análises de pesquisas de outros profissionais da área. Através das falas de pais e de equipes de enfermagem, define-se a direção dos assuntos que são desenvolvidos no livro, evidenciando e esclarecendo os cuidados básicos que a equipe, pais e familiares precisam saber para melhorar sua relação, já que estes terão, invariavelmente, que conviver durante dias na UTIP até que a criança saia da unidade.

Graziéli não quer apenas informar, mas realmente ajudar, a partir do momento que mobiliza a enfermagem rumo a um nível mais eficaz de convívio com pais e familiares de pacientes, sempre relacionando esse cuidado ao que os pais mais querem: uma rápida recuperação da criança internada.

 
 

Texto de contracapa

As relações humanas com a enfermagem são e, ainda, serão alvo de muitos estudos devido à instabilidade que permeia essas conexões.

A enfermagem na UTI Pediátrica trabalha repetidamente com o método de pensamento-ação que, muitas vezes, neutraliza a emoção, gerando inconstâncias na relação com pais e familiares. Esses, por sua vez, não conseguem associar as exigências do paciente com as da enfermagem, geralmente por desinformação.

Através de entrevistas suas e de outros profissionais da área, a autora investiga pais e equipe de enfermagem na busca das problemáticas-chave dessa interação e, sobretudo, procura criar no leitor profissional da área ou mesmo pais de internados em UTIP a serenidade de poder parar e refletir sobre seus atos como ser humano.É nessa relação com o outro que a enfermagem tem o seu fundamento principal, o cuidar. Este livro ilumina essa interpessoalidade lendo, enfrentando e discutindo a realidade.

 
 

Sumário

Primeiros instantes / 9

A notícia

1. A Utip e sua utilidade / 13
2. O que a enfermagem deve oferecer / 15
3. O porquê da criança na Utip / 17
4. Efeitos da comunicação / 18
5. A enfermagem acalmando os pais / 21
6. A eficácia do toque nos pais / 22

A chegada

7. Adaptação ao ambiente de Utip / 26
8. A enfermagem pode melindrar / 28
9. Informar mesmo sem ser perguntado / 32

A espera

10. A importância do silêncio na Utip / 37
11. Entender a ansiedade dos pais / 38

A visita

12. Os pais estressam o filho na Utip / 43
13. Uma pedra no caminho / 46
14. Atenção / 50

A manutenção da vida

15. O que diz a lei / 53
16. A dinâmica entre pais e enfermagem / 54

Últimos instantes / 59

Referências / 61

 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


(55) 54-3313-7317
E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A