Voltar ao início do site !Enviar um e-mail !Chamar por telefone !
Acessar o FaceBook da Méritos !

150 momentos mais importantes da história de Passo Fundo

Organizador: Osvandré Lech
Págs.: 416
Edição: 1ª
Formato: 18x23 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2007
ISBN: 9788589769402

Livro impresso:
r$ 54,90    

   
  Opção de
livro em
e-book
grátis:



Clique aqui para ler!

 

 

 

 

Texto de orelha

Acad. Paulo Monteiro,
Acad. Gilberto R. Cunha

Acompanhamos o processo de elaboração dos 150 Momentos Mais Importantes da História de Passo Fundo, como o fizeram os demais membros atuantes da Academia Passo-Fundense de Letras.

Livro escrito a centenas de mãos, representa a média da sociedade passo-fundense que pensa, lê e escreve. Suas páginas recolhem a diversidade que enriquece a vida cultural que fez de Passo Fundo a Capital Nacional da Literatura e um dos centros culturais mais importantes dentre as metrópoles regionais brasileiras.

Trata-se da contribuição do sodalício às comemorações do sesquicentenário da emancipação político-administrativa do município. E essa contribuição foi possível graças à idéia luminosa de nosso confrade Osvandré Lech, oferecida, generosamente, à mais antiga instituição cultural passo-fundense.

Este livro poderia ter sido escrito por Osvandré ou dois ou três consócios ou com o concurso desses confrades. Preferiu, porém, compartilhar a idéia com os demais acadêmicos e centenas de outros colaboradores diretos, cujos nomes vão registrados no volume.

“A alma generosa engordará, e o que regar também será regado”, escreveu Salomão, o homem mais sábio e rico de sua época. O Grêmio Passo-Fundense de Letras e sua continuadora, a Academia Passo-Fundense de Letras, sempre foram generosos e comprometidos com a cultura local.

As grandes instituições locais, do ensino superior ao tradicionalismo gaúcho, que materializam a pujança cultural de Passo Fundo, ali dentro encontraram semeadores generosos e regadores despretensiosos. Por isso, a riqueza de nossa casa, que se manifesta na “alma generosa” de Osvandré Lech, um dos intelectuais passo-fundenses mais conhecidos e respeitados no Brasil e no exterior.

De coração, boa leitura e generosidade!

Texto de contracapa

Osvandré Lech

Este livro é a síntese da alma do passo-fundense, da sua memória, da sua liberdade de expressão, das suas façanhas, das suas vitórias e derrotas, do seu amor pela terra onde nasceu ou escolheu para viver e produzir.

“Terra de Passagem”,  “terra da dualidade”, “terra das múltiplas etnias”. Passo Fundo é uma mescla disto e muito mais.  Os 150  tópicos descritos em ordem cronológica permitem a análise dos momentos que fizeram o coração do passo-fundense bater mais forte, levantar mais cedo, dormir mais tarde, vibrar, chorar,  participar.  Enfim,  é como se a vida da comunidade pudesse estar toda contida num  simplório diário.

Apresentação

Airton Lângaro Dipp,
Prefeito Municipal

Estamos diante de uma obra que procurou reviver o passado, ao fazer uma narração dos fatos notáveis ocorridos nesse período, deixando uma mostra para o presente e futuro. Isso é magnífico, principalmente por ser parte da história contada e documentada por pessoas da nossa gente.  Assim é uma honra e satisfação muito grande iniciar o livro dizendo que Passo Fundo comemora seus 150 anos de emancipação política. O nosso município foi construído por pessoas empreendedoras, cada qual deixando um legado de realizações sociais, culturais, esportivas, econômicas e políticas.

A realidade de Passo Fundo, a sua pujança em agricultura, serviços, comércio, indústria, e suas dificuldades inerentes a uma cidade pólo regional, de porte médio, é parte de uma história de muito trabalho e dedicação de toda a nossa comunidade.

Nessa homenagem, destaca-se a forma em que todos os passo-fundenses que desenvolveram este município vêm, de forma brilhante, expresso, em 150 fatos marcantes e memoráveis registrados nesse livro. Além deles, queremos destacar as instituições públicas, privadas e associativas, muitas até centenárias, que foram instrumentos de desenvolvimento e mobilização social.

Nesse reconhecimento às instituições queremos destacar todas as empresas de comunicação, pois foram elas que também presenciaram, participaram, fizeram e contaram a história de Passo Fundo, em especial os tradicionais jornais O Nacional e Diário da Manhã.

Parabéns à Academia Passo-Fundense de Letras, pela iniciativa de editar essa memorável e festejada obra histórica, parabéns homens e mulheres de nossa terra, parabéns Passo Fundo pelo seu sesquicentenário.
Com muito orgulho,

Passo Fundo, 7 de agosto de 2007

Antonio Augusto Meirelles Duarte,
Presidente da Academia Passo-Fundense de Letras

Passo Fundo revivido em

150 anos na obra da Academia Passo-Fundense de Letras

As seguidas indagações que são feitas em busca da razão da existência, finalidade e objetivos da Academia Passo-Fundense de Letras encontrarão, agora, tudo o que se possa imaginar  de suas finalidades e, principalmente, do valor de sua presença na própria história de nossa Passo Fundo. Numa feliz e inspirada manifestação, o acadêmico Osvandré Lech lançou a semente de mais uma obra, esta, agora, não de um, mas  de todos os membros da Academia e os mais influentes da própria vida da comuna. Os festejos passarão, os próprios testemunhos do que marcará os 150 anos de Passo Fundo, também passarão. Ficará, porém, em páginas imortalizadas, a imagem mais perfeita e fiel das razões do progresso e liderança regional hoje ostentados pelo que Passo Fundo possui. Ninguém poderá viver distante desta obra se desejar inteirar-se da marcante e fulgurante caminhada de Passo Fundo e dos seus filhos, ao longo destes 150 anos tão progressistas, de conquistas em todas as áreas que até hoje perduram sendo razões maiores desta invejável posição que desfrutamos perante as demais comunas gaúchas. Vale o registro e o agradecimento, deste punhado de colaboradores que, chamados a dar um pouco de si, tudo largaram e voltaram-se inteiramente à concretização desta histórica obra. Recebamos, com os melhores agradecimentos a Deus, o que hoje a Academia Passo-Fundense de Letras a todos oferece. Uma dádiva que nunca mais sairá de nossos corações.

Prefácio

Osvandré  Lech

“Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido”.
André Marois
“Facta potentiora sunt verbis”.
(Os fatos têm mais força que as palavras)

Este livro é a síntese da alma do passo-fundense, da sua memória, da sua liberdade de expressão, das suas façanhas, das suas vitórias e derrotas, do seu amor pela terra onde nasceu ou escolheu para viver e produzir.

“Terra de Passagem”,  “terra da dualidade”, “terra das múltiplas etnias”. Passo Fundo é uma mescla disto e muito mais.  Os 150  tópicos descritos em ordem cronológica permitem a análise dos momentos que fizeram o coração do passo-fundense bater mais forte, levantar mais cedo, dormir mais tarde, vibrar, chorar,  participar.  Enfim,  é como se a vida da comunidade pudesse estar toda contida num  simplório diário. 

A idéia deste livro é proporcionar ao leitor noções básicas de cada assunto abordado.  Naturalmente que não se pode realizar uma análise profunda de um assunto em apenas duas páginas de livro.  Este não é o objetivo do livro.    Conhecer um pouco da nossa história e do passado, mesmo que de forma superficial, é essencial para entendermos melhor a cidade em que vivemos.  Este é o objetivo do livro. 

Não é simples organizar um livro com tantos colaboradores.  O leitor perceberá facilmente as diferentes formas descritivas – técnica, poética, pessoal, histórica, revanchista etc.  Todas estas formas são bem-vindas e compõem o universalismo do livro – tópicos tão distintos de épocas tão distintas.

Alguns tópicos são abordados por mais de um co-autor.  Isso permitirá que o leitor tenha análises distintas.

Alguns textos necessitaram de extensa editoração e resumo.  Uma tarefa difícil quando não se quer alterar a mensagem do autor.  O objetivo, acima de tudo, era manter o tamanho uniforme de duas páginas por tópico.

Sinto-me feliz e realizado por contribuir com a cultura e o resgate histórico da minha cidade natal, a querida Passo Fundo Tchê!


7 de agosto de 2007

 
 

Sumário

Apresentação

Airton Lângaro Dipp / 11

Passo Fundo revivido em 150 anos na obra da Academia Passo-Fundense de Letras
Antonio Augusto Meirelles Duarte  / 13

Prefácio

Osvandré Lech  / 15

O projeto apresentado à Academia Passo-Fundense de Letras / 27
O projeto enviado à Prefeitura Municipal / 29
A pesquisa científica dos 150 momentos mais importantes de Passo Fundo / 31
Colaboradores  / 33
Todas as sugestões dos 150 momentos mais importantes de Passo Fundo / 37

De campos e matas abertas à emancipação de Passo Fundo

Paulo Monteiro  / 49

Origens e destinos do território de Passo Fundo

Eduardo Belisário Finamore  / 84

Joaquim Fagundes dos Reis: o patriarca de Passo Fundo

Dilse Piccin Corteze   / 86

Contribuição alemã

Welci Nascimento  / 88

Emancipação de Passo Fundo

Paulo Monteiro   / 90

Instalação da Câmara de Vereadores

Paulo Monteiro   / 92

O Paço Municipal e seus mandatários

Welci Nascimento   / 94

Terrenos foreiros ou de alvará

Paulo Roberto Magro  / 96

Chafariz da Mãe Preta

Pablo Morenno   / 98

Guerra do Paraguai

Elisabeth Souza Ferreira   / 100

A Casa Barão: Solar Loureiro

Ana Paula Wickert, Selma Costamilan / 102

As procissões e a religiosidade popular

Welci Nascimento   / 104

Razões para a imigração italiana

Santo Claudino Verzeleti   / 106

Alguns feitos da maçonaria em Passo Fundo

Sérgio André Maffessoni  / 108

Nicolau de Araújo Vergueiro

Osvandré Lech  / 110

Prestes Guimarães, 1º presidente da província

Mariluci Melo Ferreira  / 112

Echo da Verdade – a imprensa nasce em Passo Fundo

Rogério Moraes Sikora   / 114

Revolução Federalista em Passo Fundo

Paulo Monteiro   / 116

Igreja Matriz da Conceição

Pablo Morenno  / 118

Batalha do Pulador

Jabs Paim Bandeira  / 120

A primeira santa popular passo-fundense

Paulo Monteiro  / 122

Imigração italiana em Passo Fundo

Pedro Ari Veríssimo da Fonseca  / 124

Transporte ferroviário em Passo Fundo

Adelar Heinsfeld   / 126

O doce cheiro da maria-fumaça

Carlos Alceu Machado, Márcia H. Saldanha Barbosa, Mauro Gaglietti / 128

Margherita Di Savoia, o clube italiano

Luísa Grigoletti Dalla Rosa  / 130

O início da saúde pública na cidade

Marco Antonio Damian  / 132

Ciclo da madeira

João Carlos Tedesco / 134

Os judeus e a sua comunidade em Passo Fundo

Daniel Viuniski   / 136

Colégio elementar

Santina Rodrigues Dal Paz  / 138

Banco da Província

Jabs Paim Bandeira  / 140

Praça Tamandaré

Marco Antonio Damian  / 142

Colégio Nossa Senhora da Conceição

Alcides Sartori, Jurema Carpes do Valle / 144

Hospital da Cidade

Paulo Adil Ferenci  / 146

Cervejarias Serrana, Continental e Brahma

Elisabeth Souza Ferreira   / 148

A sétima arte

Marco Antônio Damian  / 150

Clubes de futebol

Marco Antonio Damian  / 152

Clube Visconde do Rio Branco

Maria de Lourdes Isaias  / 154

Sport Club Gaúcho

Meirelles Duarte  / 156

Hospital São Vicente de Paulo

Welci Nascimento  / 158

De footing a bobódromo, uma instituição comunitária

Paulo Monteiro   / 160

Instituto Gymnasial - o “IE”

Osvandré Lech  / 162

Hotéis de Passo Fundo

Ana Paula Wickert, Atílio Tramontini / 164

Parada da Mocidade

Meirelles Duarte  / 166

Acisa

Sergio Cláudio Ricci  / 168

O Exército Brasileiro

 Irineu Gehlen, Alori Batista Castilhos  / 170

A revolução que iniciou em Passo Fundo

Paulo Monteiro   / 172

Colégio Notre Dame

Helena Rotta de Camargo  e Irma M. Gregórie Schwiegershausen / 174

Jornal O Nacional

Pedro Ari Veríssimo da Fonseca  / 176

Consulado Italiano

Aldo Alessandri  / 178

Ponte francesa no Rio Passo Fundo

Jorge Alberto Salton  / 180

Fundação Lucas Araújo

Santina Rodrigues Dal Paz  / 182

Um carnaval que passou em Passo Fundo...

Maria de Lourdes Isaias  / 184

Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro - EENAV

Helena Rotta de Camargo, Valesca Oliveira Brenner / 186

Revolução de 1930: aspectos locais

Alberto Antonio Rebonatto  / 188

Escola Joaquim Fagundes dos Reis

Dilse Piccin Corteze  / 190

A construção da Catedral Nossa Senhora Aparecida

Dom Urbano Allgayer  / 192

Jornal Diário da Manhã

Santina Rodrigues Dal Paz  / 194

Círculo Operário Passo-Fundense

 Helena Rotta de Camargo, Irma Maria Trombini / 196

Academia Passo-Fundense de Letras: dados relevantes

Welci Nascimento  / 198

Academia Passo-Fundense de Letras: atos de instalação

Paulo Monteiro   / 204

Academia Passo-Fundense de Letras: confrades de 1938 a 2007

Santina Rodrigues Dal Paz / 206

Rotary Club

Santina Rodrigues Dal Paz, José João Holsbac  / 210

Menegaz S/A

Daniel da Silveira Menegaz  / 212

Banco do Brasil

João Carlos Lencines Bolner   / 214

Os cafés de Passo Fundo

Meirelles Duarte   / 216

Liga Passo-Fundense de Futebol

Santo Claudino Verzeleti  / 218

Aeroportos São Miguel e Lauro Körtz

Jabs Paim Bandeira  / 220

Biblioteca Pública Municipal

Helena Rotta de Camargo, Marilza Bragagnolo / 222

Serviço Social da Indústria (Sesi) e  Serviço Social do Comércio (Sesc):
o assistencialismo secular

Alessandro Batistella  / 224

Surgimento do rádio em Passo Fundo

Meirelles Duarte   / 228

A educadora Maria Fialho Crusius

Paulo Sérgio Crusius  / 230

Z. D. Costi & Cia. Ltda.

Celi Maria Costi Ribeiro   / 232

As carreteras e os grandes pilotos

Marco A. Damian  / 234

Serviços públicos de segurança em Passo Fundo

Hugo Roberto Kurtz Lisbôa  / 236

Grazziotin S/A

Olanir Grazziottin  / 238

Imprensa alternativa em Passo Fundo

Celestino Meneghini   / 240

Frigorífico Planaltina

João Carlos Tedesco  / 242

Dom João Cláudio Colling

Euclesio Eloy De Bortoli  / 266

Do Conservatório Municipal de Música à Faculdade de Artes e Comunicação da UPF

Mercedes Cogo, Nilza Rodrigues Giovanetti  / 268

CTG Lalau Miranda

Welci Nascimento  / 270

 O primeiro Plano Diretor

Haroldo Loguercio Carvalho  / 272

Cultura Artística e Grupo Escola de Teatro Amador Delorges de Caminha

Charles Pimentel  / 274

Faculdade de Filosofia da UPF

Pablo Morenno  / 276

Fundação da Faculdade de Direito

Luiz Juarez Nogueira de Azevedo  / 278

Primeiro centenário de Passo Fundo

Marco Antonio Damian  / 280

Cultura do trigo

Gilberto R. Cunha  / 282

Lions Clube

Nilo Fernandez  / 284

Hospital Beneficente Dr. César Santos

Carlos Torres  / 286

Ferrovia L-35

Santo Claudino Verzeleti  / 288

Semeato S/A

Welci Nascimento  / 290

Teixeirinha

Paulo Monteiro  / 292

Assistência Social Diocesana Leão XIII

Pablo Morenno   / 294

Faculdade de Agronomia da UPF

João Carlos Sandri Pires   / 296

Faculdade de Odontologia da UPF

Rui Getúlio Soares  / 298

Vitória passo-fundense nas Mil Milhas Brasileiras

Marco Antonio Damian  / 300

7º Núcleo do CPERS 

Selma Costamilan  / 302

Instituto Estadual Cecy Leite Costa

Santina Rodrigues Dal Paz  / 304

A tragédia do vôo 280

Marco Antonio Damian  / 306

Luis Carlos Prestes: A derrota do Cavaleiro da Esperança

Argeu Santarém  / 308

Avanços da ortopedia e traumatologia

Osvandre Lech  / 310

Passo Fundo sede do governo estadual

Alberto Antonio Rebonatto  / 312

Câmara de Dirigentes Lojistas

Odilon Garcez Ayres  / 314

Neve em Passo Fundo

Gilberto R. Cunha  / 316

Maria Elisabeth de Oliveira

Pablo Morenno  / 318

Gaúcho na divisão especial

Meirelles Duarte   / 320

A invasão e a retomada da universidade

Luiz Juarez Nogueira de Azevedo  / 322

 APAE

Selma Costamilan  / 324

Universidade de Passo Fundo

Rui Getúlio Soares  / 326

Faculdade de Medicina

Carlos Antonio Madalosso  / 330

Sistema Plantio Direto na Palha: uma revolução na agricultura brasileira

Gilberto R. Cunha  / 332

I Feira Regional de Ciências

Luiz Eduardo S. Spalding  / 334

Complexo Roselândia

Getulio Vargas Zauza  / 336

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Selma Costamilan  / 338

O kartismo em Passo Fundo

Marco A. Damian  / 340

Embrapa Trigo

Gilberto R. Cunha  / 342

O início da Psicologia

Getulio Vargas Zauza  / 344

Reservas Ecologicas Arlindo Haas e Maragato

Rogério Benvegnú Guedes  / 346

Rio Passo Fundo, o Nilo passo-fundense

Rogério Moraes Sikora  / 348

Monumentos históricos

Dilse Piccin Corteze  / 350

Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Anita Garibaldi

Santo Claudino Verzeleti  / 352

Museu Histórico Regional (MHR) e Museu deArtes Visuais Ruth Schneider

Dilse Piccin Corteze  / 354

Clube de Esportes de Passo Fundo (Cecon)

Santo Claudino Verzeleti  / 356

A revolta dos motoqueiros

Rogério Moraes Sikora  / 358

Praça Marechal Floriano

Francisco Mello Garcia  / 360

 Arquivo Histórico Regional (AHR)

Benhur Jungbeck  / 362

TV UMBU - RBS TV Passo Fundo

Charles Pimentel  / 364

Romaria Diocesana a Nossa Senhora Aparecida366

Pablo Morenno  / 366

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Selma Costamilan  / 368

As jornadas literárias e a Capital Nacional da Literatura

Tania Mariza Kuchenbecker Rösing  / 370

Sinduscon e o crescimento imobiliário

Marco Antônio Lima  / 372

1º Rodeio Nacional de Integração Gaúcha

Odilon Garcez Ayres  / 374

1ª Carreta do Agasalho

Odilon Garcez Ayres   / 376

Sistema viário perimetral

Fernando Carrion, Pedro Ari Veríssimo da Fonseca / 378

Construção Civil

Marco Antônio Lima  / 380

Faplan: fábrica de sonhos e talentos

Adilvo Sordi  / 382

Leonel Brizola: É por velho que o diabo mais sabe

Argeu Santarém  / 384

Brizola – A visita triunfal a Passo Fundo

Rogério Moraes Sikora   / 386

Festival Internacional de Folclore

Getulio Vargas Zauza e Paulo Dutra  / 388

Comitê Municipal da Cidadania

Eloyza Goelzer de Almeida  / 390

Efrica - Parque Wolmar Salton

Jorge Alberto Salton  / 392

Natal Som Luz e Amor

Neiva Bonamigo Tonial  / 394

 Pós-Graduação da Faculdade de Agronomia

Jurema Schons  / 396

Comercial Zaffari e Bella Città

Cleci Zaffari / 398

Sebrae

Selma Costamilan  / 400

Fábrica de biodiesel - BSBios

Antônio Roso  / 402

Alguns heróis do esporte

Marco Antonio Damian  / 404

Instituições de ensino superior

Eduardo Roberto Jordão Knack   / 406

A história do Rio Passo Fundo e os desafios para os próximos 150 anos

João Grando  / 408

 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A